Molhos para salada são uma ótima coisa para começar a preparar você mesmo. Você não apenas economizará dinheiro, mas o sabor ficará muito melhor com ingredientes frescos. Melhor ainda, você pode evitar óleos vegetais e outros aditivos em molhos comprados em lojas.
Este vinagrete balsâmico é um dos meus molhos caseiros favoritos para salada. É incrivelmente fácil de fazer em casa e tem um sabor incrível!
Vinagrete balsâmico caseiro de qualidade
O vinagre balsâmico foi um gosto adquirido para mim e uma história de amor. Eu não gostava nada quando era mais jovem e agora é uma das minhas comidas favoritas. Ele também tem uma história incrivelmente única.
O verdadeiro vinagre balsâmico envelhece pelo menos 12 anos. É feito de mosto de uva cozido não fermentado, uma redução espessa de suco de uva. O vinagrete balsâmico envelhece em até cinco tipos diferentes de barris, muitos deles com mais de meio século. Só pode ser produzido nas regiões de Modena e Reggio, na Itália.
O vinagre balsâmico feito com estas diretrizes estritas pode obter o “Vinagre Balsâmico Tradicional” rótulo na Itália e é considerado um vinagre premiado.
A maior parte do vinagre balsâmico nas prateleiras das lojas é feita com um processo semelhante, mas envelhecido por menos tempo. Também são feitos com redução de suco de uva, mas envelhecidos apenas por pelo menos 3 anos. Este tipo de vinagre balsâmico é mais fácil de encontrar na maioria dos lugares.
Alguns produtos rotulados como “vinagre balsâmico” nas lojas são, na verdade, apenas vinagre de cidra ou outros vinagres baratos coloridos para se parecerem com vinagre balsâmico real. Verifique os rótulos e procure marcas de alta qualidade para evitá-los, pois alguns podem conter corantes e sabores artificiais.
Ingredientes do molho balsâmico
Vire uma garrafa de molho para salada comprado em loja e você encontrará ingredientes como óleo de soja, xarope de milho e até corante alimentício. Esta receita é simples e tem um sabor muito melhor do que muitas marcas próprias! Começa com vinagre balsâmico (claro!) para uma acidez equilibrada com mel. Algumas receitas usam açúcar ou xarope de bordo como adoçante.
Outros ingredientes comuns incluem ervas como orégano e cebolinha para dar sabor. Eu uso manjericão e um dente de alho picado no meu. A mostarda Dijon adiciona sabor extra e um toque picante, enquanto o azeite saudável para o coração forma a base do molho.
Como usar molho vinagrete balsâmico
Existe o velho modo de salada verde, mas o vinagrete balsâmico não serve só para alface! Embora tenha um sabor incrível em uma salada de espinafre com queijo de cabra, morangos e nozes. Também é uma ótima marinada para carnes. Regue com vegetais assados ou salteados para dar sabor extra. Você também pode usá-lo como molho para salada de macarrão. Para uma opção saborosa sem glúten, use macarrão de arroz.
Seja como for, o vinagrete balsâmico é uma forma fácil e saborosa de enfeitar as suas refeições!
Receita de vinagrete balsâmico
Este simples vinagrete balsâmico pode ser feito em minutos para apimentar qualquer salada ou vegetal.
- Combine todos os ingredientes em uma jarra pequena, tampe e agite até misturar.
- Use como desejar em saladas, vegetais ou como marinada em carnes.
Fatos nutricionais
Receita de vinagrete balsâmico
Quantidade por porção (1 TBSP)
Calorias 74
Calorias provenientes de gordura 63
% Valor Diário*
Gordo 7g11%
Gordura saturada 1g6%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 83mg4%
Potássio 11mg0%
Carboidratos 2g1%
Fibra 0,1g0%
Açúcar 2g2%
Proteína 0,1g0%
Vitamina A 1 UI0%
Vitamina C 0,1 mg0%
Cálcio 4mg0%
Ferro 0,2 mg1%
* A porcentagem dos valores diários é baseada em uma dieta de 2.000 calorias.
Não apenas para salada! Experimente regar este vinagrete por cima dos vegetais assados.
Qual é a sua maneira favorita de usar vinagrete balsâmico? Deixe um comentário e conte-nos!