Devo confessar uma coisa: tenho um prazer culposo. Nessa época adoro assistir filmes. Canal de marca. Neles tudo é amor e felicidade. Há sempre uma pequena cidade ou um palácio coberto de neve, uma heroína que encontra o amor em circunstâncias improváveis e um final tão previsível quanto acolhedor. Mas essas histórias, embora fofas, não representam todas as formas de comemorar o Natal, principalmente se você for solteiro.
Um dezembro no meu estilo (e no seu)
Vamos deixar algo claro: o Natal não vem com manual. Se tiver vontade de passar um dia inteiro assistindo filmes, comendo biscoitos e curtindo meu cobertor preferido, farei isso sem arrependimentos. Mas se um ano quiser algo diferente, como passear pela cidade e me perder nas luzes de Natal, isso também é válido. A beleza dessas datas é que cada um pode vivê-las à sua maneira.
E essa foi a primeira lição que aprendi: Você não precisa seguir o molde de ninguém.. As expectativas das outras pessoas são delas, não suas. Se não gosta da ideia de um jantar tradicional, porque não criar a sua própria tradição? Pode ser algo tão simples como preparar um prato especial, presentear-se ou até mesmo planejar uma escapadela para algum lugar que você sempre quis visitar.
O melhor presente: amor próprio
No meio de toda a agitação de dezembro, às vezes esquecemos o mais importante: cuidar de nós mesmosS. Esses encontros são uma oportunidade perfeita para se presentear, mas não estou falando de coisas materiais (embora aquela bolsa ou livro que você deseja há meses sempre seja uma boa ideia). Estou falando de dar um tempo a si mesmo: para descansar, refletir e se reconectar consigo mesmo.
Tenho uma amiga que tem tradição de preparar um jantar especial só para ela (ela nem convida os amigos). Para ela, é hora de se desconectar e refletir com calma sobre o ano. Você coloca sua música favorita, acende velas e se permite desfrutar de uma noite de paz absoluta. É a sua forma de lembrar que, sozinha ou acompanhada, há sempre motivos para comemorar.
A tribo que você escolhe
Outra grande lição que ser solteiro me deu é valorizar as pessoas que estão sempre presentes, independente do meu estado civil. Amigos podem ser aquela família que você escolhee o Natal é uma desculpa perfeita para reuni-los. Que tal organizar um jantar sem formalidades ou perguntas incômodas? Apenas risadas, boa comida e talvez uma divertida troca de presentes.
A magia está nos detalhes
Se os filmes me ensinaram alguma coisa Marcaé que a magia do Natal não está em ter um parceiro perfeito, mas nos pequenos detalhes: o aroma do café quente, as luzes refletidas em uma janela ou a sensação de paz que você sente ao perceber que não precisa de nada mais para ser feliz.
O Natal Solteiro não tem regras porque não precisa delas. Pode ser calmo ou emocionante, em casa ou no exterior, rodeado de pessoas ou consigo mesmo. A única coisa que importa é que você viva da maneira que faz você se sentir melhor. Porque a verdadeira magia está em celebrar quem você é, assim como você é.