Como restaurar a saúde intestinal após cólica estomacal

Redação

Compartilhando algumas ideias sobre como promover a saúde intestinal depois de ficar doente. Lembre-se de que este não é um conselho médico e converse com seu médico antes de qualquer alteração na saúde ou na nutrição.

Oi amiga! Como vai a semana? Espero que você esteja tendo uma experiência incrível. Tem sido um pouco maluco por aqui. No post de hoje, gostaria de compartilhar algumas sobre como apoiar o sistema digestivo, repor os nutrientes perdidos e reduzir a inflamação uma recuperação mais tranquila. 

A gripe perturba o equilíbrio da flora intestinal (o acúmulo de bactérias benéficas no sistema digestivo) e deixar o corpo sem nutrientes e eletrólitos. Quando você está ativamente doente, você está gastando suas reservas e depois se sente esgotado. Veja como analisarei a postagem de hoje: entendendo a saúde intestinal, por que ela é importante e etapas práticas para restaurar o equilíbrio.

O que é saúde intestinal?

A saúde intestinal inclui o equilíbrio e a função das bactérias e microorganismos que vivem no trato digestivo. Este pequeno ecossistema incrível – muitas vezes chamado de microbioma intestinal – desempenha um papel crítico na manutenção do bem-estar geral. Um intestino saudável ajuda a digerir os alimentos de forma eficaz, absorver nutrientes vitais, produzir vitaminas essenciais e também ajuda a comunicar com o cérebro através do eixo intestino-cérebro. O intestino também tem impactos importantes no sistema imunológico. Cerca de 70% das células imunológicas residem no intestino, o que ajuda a combater patógenos e a regular a inflamação no corpo. Quando seu intestino está equilibrado, é mais provável que você se sinta energizado, focado e resiliente. Mas quando o equilíbrio é perturbado, pode causar problemas como inchaço, fadiga, imunidade enfraquecida e até alterações de humor.

Depois que você fica doente, reabastecer o delicado equilíbrio do seu intestino pode afetar sua recuperação total, seu humor e seu sistema imunológico. A reposição de bactérias benéficas pode ajudar a reconstruir a barreira protetora do intestino, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico para prevenir novas doenças. A incorporação de suplementos probióticos ou alimentos fermentados (como iogurte) pode ajudar a repovoar seu intestino com as bactérias boas de que necessita.

Reduzir a inflamação é outro passo fundamental na recuperação. A gripe estomacal pode deixar o trato digestivo inflamado e sensível, por isso queremos nos concentrar em alimentos leves e fáceis de digerir e nos manter hidratados para acalmar o estômago. Alimentos como banana, arroz, purê de maçã, torradas, suco de babosa e caldo de galinha simples suaves para o intestino e podem fornecer nutrientes essenciais sem causar tensão adicional.

Um lembrete amigável de que seu sistema digestivo precisa de tempo e apoio para se curar. Descanso, hidratação e reintrodução lenta de alimentos ricos em nutrientes são vitais. Essas etapas ajudam a restaurar a flora intestinal, repor os eletrólitos perdidos e reconstruir a do sistema imunológico.

Mantenha-se hidratado e reabasteça os eletrólitos perdidos

Quando você está ativamente doente, fica sem nutrientes e eletrólitos. Algumas das minhas formas favoritas de me manter hidratado são caldos com suco de limão, água, chás de ervas, água hidrogenada ou eletrólitos. Evite bebidas açucaradas ou com cafeína, que podem irritar o sistema digestivo. Se você quiser um refrigerante, todos nós amamos Poppi e Ollipop. Os sabores de limão e gengibre seriam suaves e deliciosos.

Reintroduza os alimentos gradualmente com opções leves

Quando você sentir vontade de comer de novo, gosto de experimentar alimentos leves, como arroz puro, banana, purê de maçã, biscoitos (Simple Mills são nossos favoritos) e torradas assim que os sintomas diminuírem. Nota aleatória: um tamale de milho verde sempre fica tão bem na minha barriga depois que estou doente haha.  alimentos são suaves para o estômago e podem ajudar na recuperação do sistema digestivo. Prefiro evitar comer alimentos ricos, ácidos ou açucarados.

 Incorpore probióticos em sua dieta

Você pode começar a repor as bactérias benéficas incluindo alimentos ricos em probióticos, como iogurte e outros. Comece pequeno; você não precisa ter muito para aproveitar os benefícios. Gosto de começar com uma colher de sopa de chucrute para ver como corpo e meu estômago vão reagir. O missô também fica lindo misturado ao caldo!

Os suplementos probióticos também são uma ótima opção, especialmente se a flora intestinal tiver sido significativamente perturbada. Estas gomas de gelatina para a saúde intestinal são uma forma divertida e fácil de apoiar a saúde intestinal – as crianças também as adoram.

Gerencie os níveis de estresse

O estresse também afeta a saúde intestinal e o funcionamento do sistema imunológico. Gosto de incluir técnicas de controle do estresse, como meditação, exercícios de respiração profunda ou ioga leve para apoiar a recuperação. Se você não quiser fazer nada, coloque alguns fones de ouvido e ouça batidas binaurais no Spotify.

Descanse e durma bastante

Descansar e dormir são essenciais para o corpo curar e reduzir a inflamação. É sempre importante ouvir o nosso corpo e priorizar bastante descanso para apoiar o funcionamento do sistema digestivo e do sistema imunológico.

Reintroduza lentamente alimentos ricos em fibras e nutrientes

A fibra pode apoiar a saúde intestinal, mas ser reintroduzida gradualmente para evitar problemas digestivos. Algumas das minhas opções favoritas ricas em nutrientes são vegetais cozidos no vapor, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​(como abacate, óleo de coco, manteiga de nozes, etc.) para ajudar a repor os nutrientes perdidos e reconstruir a força. Se você ainda está se sentindo um pouco verde, mas quer se nutrir, gosto de fazer um smoothie com leite de amêndoa, frutas vermelhas, proteína em pó, um pouco de óleo de coco e couve-flor picada. Outra ótima combinação é abacaxi, água de coco, espinafre, proteína em pó de baunilha e sementes de chia.

7. Evite alimentos desencadeantes e reduza a inflamação

Evite alimentos ricos, álcool, cafeína e itens processados, pois eles podem irritar o intestino durante a cicatrização. Em vez disso, opte por chá de gengibre, sopa de legumes, chá de açafrão ou caldo de osso para acalmar o sistema digestivo e reduzir a inflamação. Para itens essenciais da minha despensa e do sistema imunológico (como suco de babosa, biscoitos, caldo e chá).

Qual é a sua escolha quando você tem cólica estomacal ou intoxicação alimentar? Enquanto me sinto enjoado, vou geralmente leva um fichário e parece ajudar. Espero que você tenha um ótimo dia e nos vemos em breve.

abraços e beijos

 

Belazoe

Belazoe

Tudo sobre o Universo Feminino, Dicas de moda, saúde e beleza para o dia a dia. Confira as dicas para manter sua autoestima atemporal e elegante.

Comentários

error: Content is protected !!